Pesquisadores japoneses descobriram uma receita para regeneração contínua de cabelos ao desenvolver folículos capilares a partir de células-tronco do folículo piloso.
Makoto Takeo e seus colegas do Instituto RIKEN identificaram uma população crítica de células-tronco do folículo capilar na pele e então desenvolveram uma receita para a regeneração cíclica do cabelo em laboratório.
Para testar, eles pegaram pelos e células do bigode de camundongos e os cultivaram em laboratório com outros “ingredientes” biológicos.
O difícil foi encontrar os ingredientes corretos: Takeo testou 220 combinações de substâncias, até obter uma combinação de um tipo de colágeno com cinco fatores, que ele chamou de “meio de cultura NFFSE” – o meio NFFSE levou à maior taxa de multiplicação de células-tronco no menor período de tempo.
Não é a primeira vez que cientistas conseguem cultivar cabelo humano a partir de células-tronco, mas é a primeira vez que o cabelo fruto da engenharia genética se renova, seguindo todos os ciclos de vida e morte do cabelo natural.
Ciclos do crescimento do cabelo
O crescimento do cabelo em mamíferos é um processo cíclico contínuo, no qual o cabelo cresce, cai e cresce novamente. O crescimento ocorre na fase anágena e o cabelo cai na fase telógena. Portanto, um tratamento de regeneração capilar bem-sucedido deve produzir cabelos que passem por todos os ciclos.
Para testar se as células-tronco cultivadas no meio NFFSE produziam cabelos que de fato crescem em ciclos, os pesquisadores observaram os fios regenerados por várias semanas.
Eles constataram que 81% dos folículos capilares gerados no meio NFFSE passaram por pelo menos três ciclos capilares e produziram cabelos normais. Em contraste, 79% dos folículos cultivados no meio padrão, usado por outros pesquisadores, produziram apenas um ciclo capilar.
“Nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células-tronco de folículos capilares e ajudará a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade em um futuro próximo,” disse o professor Takashi Tsuji.
Como os testes pré-clínicos de segurança animal usando essas células cultivadas foram concluídos em 2019, a próxima etapa do processo são os ensaios clínicos, abrindo caminho para um tratamento definitivo contra a calvície.
Checagem com artigo científico:
Artigo: Expansion and characterization of epithelial stem cells with potential for cyclical hair regeneration
Autores: Makoto Takeo, Kyosuke Asakawa, Koh-ei Toyoshima, Miho Ogawa, JingJing Tong, Tarou Irié, Masayuki Yanagisawa, Akio Sato, Takashi Tsuji
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 11, Article number: 1173
DOI: 10.1038/s41598-020-80624-3