Por Dra. Cristiane R. Molon – Nutróloga | CRM-SC 11384 | RQE 10352
A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão francês é feito com farinha de trigo. A principal diferença é que a tapioca é isenta de glúten, mas os dois são fontes de carboidratos, este macronutriente é a principal fonte de energia para o nosso organismo.
Ao consumir o pão ou a tapioca, eles entram no corpo e se transformam em açúcar, disparando a produção de insulina, substância armazenadora de gordura. O que o corpo não utiliza como fonte de energia se deposita em forma de gordura.
Tanto o pão como a tapioca são considerados alimentos de alto índice glicêmico, o que significa que ao serem consumidos e digeridos no nosso organismo, são absorvidos rapidamente. Além disso, são pobres em nutrientes, como vitaminas e minerais.
Não existe alimento perfeito. O bom senso deve prevalecer sempre.
Se os dois são carboidratos que se transformam rápido em açúcar ao serem consumidos, o que fazer? Prefiram as versões: pão integral ou sem glúten integral ou acrescente na tapioca chia ou linhaça, além de aumentar o valor nutricional, estas sementes tornam a digestão do carboidrato mais lenta, evitando os picos de insulina. É bem melhor.
Comparando: 1 pão francês (50g) tem 29 g de carboidrato, enquanto que a fécula de mandioca (50g) = 40g e a fécula de mandioca hidratada, contem 27 g de carboidrato em 50g.
Dicas: tapioca com chia + geléia (melhor se for caseira – preparada com xilitol ou açúcar mascavo).
Ou tapioca com banana + canela e chia. Ou tapioca com manteiga e queijo sem lactose ou com recheio de carne moída e saladas. É só usar a criatividade e fazer combinações saudáveis.
A tapioca e o pão podem ser consumidos sim, só evite consumi-los diariamente, visto que existe outros alimentos com mais nutrientes e proteínas, que trazem mais benefícios para a saúde.
Os estudos vêm mostrando que diminuir o consumo de carboidratos provenientes de farinha de trigo, farinha de arroz, fécula de mandioca, batatinha, açúcar, além de auxiliar no emagrecimento, evita que a insulina se eleve. A insulina baixa é um dos marcadores de longevidade.
Lembrando que a alimentação deve ser variada, evitando assim a monotonia e garantindo o consumo dos nutrientes necessários para uma boa saúde.
Consuma pão e tapioca com moderação!